A categoria de Agentes Comunitários de Endemias vem reivindicando juntamente com o SINTESPEM desde novembro de 2019 a aprovação da lei do pagamento do incentivo do PQAVS (Programa de Qualificação de Ações de Vigilância em Saúde) e o pagamento do LIRA (Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti).
A lei do PQAVS foi aprovada em 16 de dezembro de 2019 na última sessão da câmara, mas ainda não foi pago o adicional aos agentes de endemias. Segundo o secretário de saúde do município, o enfermeiro José Francisco, a gestão estaria empenhando primeiro a folha do LIRA para depois resolver a parte do adicional. Depois de muita articulação e visita do sindicato na sala da secretário de saúde e de recursos humanos a prefeitura creditou neste dia 22 de janeiro o pagamento de quatro LIRA realizados em 2019 pelos agentes de endemias sendo pago o valor individual de 800 reais para cada um deles.
Nos próximos dias a comissão de dirigentes sindicais e agentes irão procurar o governo para verificar quanto ao pagamento do incentivo adicional referido de acordo com a Lei Municipal Nº 661/2019 que fora aprovada em dezembro de 2019.