Pesquisar

Assembleia dos servidores de Presidente Dutra deliberou por pagamento integral dos salários de dezembro de 2020

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

A assembleia virtual do SINTESPEM realizada nesta data (13/01) bateu recorde de participantes. A plataforma teve cerca de 250 servidores on-line. A participação em massa se deu pela situação em que se encontram estes trabalhadores, sem o pagamento do mês de dezembro que deveria ter sido pago dia 31 de dezembro de 2020, dentro do exercício financeiro. Mas a gestão anterior gerou um imbróglio ao afirmar que deixou recursos em conta para pagamento de folhas.

Antes da assembleia o procurador Geral do município, Dr. Éder Lima, apresentou à direção do SINTESPEM, extratos bancários e documentos que provam que os mais de 3 milhões que foram divulgados como saldo nas contas municipais são recursos de convênios e outro valor bloqueado para pagar consignados, ou seja, esses valores não podem ser usados para pagar salários. Os salários pagos ainda pela gestão Juran Carvalho foram dos servidores comissionados onde foram creditados dia 04/01/2021 porque já estavam programados para isso.

Na assembleia, o presidente do SINTESPEM, Gilvan Freire, repassou as informações dos documentos recebidos e leu o ofício da procuradoria geral com a proposta da gestão para parcelar os débitos em 12 vezes. A assembleia se pronunciou pelo chat e em participação de falas de servidores não aceitando o parcelamento e lamentando muito sua situação pessoal sem o salário pago, o que é compreensível ouvir as queixas de cada servidor. Após as discussões, com a proposta unânime dos associados presentes ficou aprovado que os servidores vão esperar até o dia 20 de janeiro para que a prefeitura pague os salários de dezembro da saúde, administração, assistência social e outras áreas, visto que muitos programas da saúde são creditados até o dia 10 do mês seguinte. Quanto aos servidores da educação, os mesmos vão aguardar até o dia 31 de janeiro, data em que os recursos oriundos dos resíduos do FUNDEB serão creditados na conta do fundo onde esse valor para o município de Presidente Dutra soma R$ 1.954.608,30 (um milhão, novecentos e cinquenta e quatro mil, seiscentos e oito reais e trinta centavos) que pode ser usado integralmente para quitar débito de folha segundo recomendação da FAMEM e TCE/MA.

Amanhã o SINTESPEM protocolará ofício à gestão municipal com as deliberações da assembleia e espera a sensibilidade do governo em resolver logo esse problema que é da prefeitura ora reconhecido pelo próprio prefeito Raimundo Alves Carvalho.

TV Sintespem

O feed do Twitter não está disponível no momento.