Na última sexta feira, dia 8 de junho, o SINTESPEM realizou uma audiência pública na cidade de Gov. Luiz Rocha na parte da manhã no Centro de Ensino Luis Cheivan, escola da rede municipal. Os objetivos da audiência foram apresentar a população a situação das condições físicas de algumas escolas e do hospital municipal, o reajuste da tabela salarial dos professores que estão desde 2016 sem receber nenhuma correção, alimentação escolar, aprendizagem dos alunos e a situação da guarda municipal.
Foram apresentados slides com imagens e vídeos demonstrando a situação das escolas da rede municipal de ensino Paulo VI, Santos Dumont e Creche Fofolândia onde apresentaram estruturas precárias e inadequadas ao desenvolvimento do ensino aprendizagem que de acordo com o último IDEB não apresentou números satisfatórios e situação da alimentação escolar. No Hospital Municipal Pedro Ferreira Calado também carece de melhorias na estrutura física, nos leitos e na mobília. Já a Guarda Municipal requer a adequação da Lei Federal 13.022/2014 (Estatuto geral das Guardas Municipais), além de uniformes padronizados imediatamente, viatura e sede.
Pela gestão municipal compareceram a secretária municipal de educação Maria Ocilma e o procurador Dr. Brito. A secretária falou que a gestão está se esforçando desbloquear recursos do governo federal para finalizar a escola do Povoado São João da Mata que vem mantendo esforços contínuos para que a alimentação escolar não falte. Disse que a administração teve problemas com recursos da alimentação escolar e atraso na entrega, mas deste momento em diante a mesma terá mais qualidade com incrementos dos produtos da agricultura familiar.
Após as falas de dirigentes sindicais, professores, guarda municipal, pastor, secretária de educação e procurador do município foram tirados as seguintes propostas:
- Gestão municipal sente com a comissão de servidores para a analisar a situação dos servidores e atenda os itens da pauta;
- Gestão municipal apresente proposta de recuperação das perdas dos professores e demais servidores;
- Expandir a matrícula escolar;
- Nuclear as escolas municipais.
Os representantes do governo concordaram em agendar com o prefeito reunião para tratar dos assuntos com o sindicato e comissão.
Todas as propostas serão protocoladas junto a gestão municipal. O sindicato irá apresentar toda a documentação ao ministério público para que tome providências acerca das situações apresentadas. A entidade sindical reitera que a melhoria dos índices e da qualidade dos serviços públicos passam por organização, planejamento, execução, formação, diálogo, parcerias, valorização profissional para que todo o conjunto possa dar bons resultados.