Hoje pela manhã (4) foi dia de luta em São José dos Basílios-MA, de acordo com a deliberação da última assembleia realizada. Servidores foram às ruas onde panfletaram à população e comerciantes locais suas reivindicações e explicaram os motivos que os fizeram protestarem, destacando um deles, a falta de diálogo e cumprimento das reivindicações por parte do governo municipal. Na pauta estão todos os pagamentos pendentes como as férias dos trabalhadores da educação referentes aos anos de 2017, 2018 e 2019 mais os salários dos professores que receberam no dia 3 de dezembro os vencimentos referentes ao mês de outubro e o pagamento dos precatórios aos professores já que o município está com mais de 9,4 milhões de reais em conta própria tendo a favor do pagamento uma lei municipal aprovada pela câmara e sancionada pelo prefeito.
Os servidores estão vendo o ano se encerrar e a prefeitura ainda deve quatro folhas e meia para a maioria deles (soma de todas as pendências até de 31 de dezembro) mais 60% do valor do precatório do FUNDEF. O SINTESPEM busca a solução dos problemas junto a gestão prezando pelo diálogo e o respeito a todos.
A caminhada finalizou no prédio da secretaria de administração e lá o secretário de administração, Saulo, se recusou a receber os servidores e o sindicato para uma conversa. Após espera e conversa com outros membros da administração foi solicitado o contato com o prefeito para que o mesmo recebesse o SINTESPEM. Depois de esperar foi visto que não haveria êxito em conversar com o gestor na ocasião e ali mesmo houve uma reunião para fortalecer a agenda de luta conforme deliberação da assembleia. Após a reunião o próprio prefeito passou em sua caminhonete em frente a secretaria e parou o carro, baixou o vidro e cumprimentou dois dirigentes do SINTESPEM e FETRACSE e em rápida conversa houve uma agenda de reunião para tratar dos assuntos reivindicados na quarta-feira dia 11 de dezembro pela manhã.