Aconteceu na manhã desta quinta-feira (8) uma reunião na Secretaria Municipal de Educação em Graça Aranha com a participação de membros da secretaria, coordenação pedagógica, professores da rede municipal e diretores do SINTESPEM e FETRACSE.
Na reunião a equipe da secretaria de educação disseram a todos que a jornada de aula dos professores este ano vai para 16 h/a seguindo orientações do Ministério público Estadual e da FAMEM (Federação dos Municípios Maranhenses). Os dirigentes sindicais Gelilson Gonçalves, presidente da FETRACSE, Manoel Pereira, 2º Vice Presidente do SINTESPEM em Graça Aranha e o assessor jurídico do SINTESPEM/FETRACSE, Dr. Dannilo Cosse, fizeram a defesa dos professores baseando-se no fundamento legal, a Lei 11.738/2008 (lei do piso) e no parecer 18/2012 do CNE (Conselho Nacional da Educação) e disseram que as entidades sindicais estão na luta com a categoria e que a mesma continuará trabalhando 13 h/a com alunos e 7 h/a em atividade extraclasse para a jornada de 20 h/a semanais obedecendo o tempo de aula que é de 45 ou 50 minutos no diurno e 40 ou 45 minutos no noturno seguindo o tempo de hora/aula que, culturalmente e tradicionalmente se cumpre em cada município. Os sindicalistas deixaram claro que desconhecem algum lugar que trabalha aula de 60 minutos.
Os anfritrões da reunião informaram que o pagamento dos professores referente ao mês de janeiro sairá na data do dia 09/02. Ficou combinado entre
as partes que uma nova reunião será agendada após o carnaval para tratar de outros assuntos. Assim que a reunião com a gestão tiver data, o sindicato marcará assembleia com a categoria para deliberar qualquer proposta que surgir do governo.