Na última quarta feira, dia 14 de março, o SINTESPEM realizou uma assembleia geral em seu auditório na sede Presidente Dutra onde foram discutidos alguns itens, dentre eles as prestações de contas da entidade referentes ao município sede segundo semestre de 2017 sendo aprovada por unanimidade.
Na assembleia foi discutida a resposta da gestão municipal quanto ao pagamento do abono em compensação pelo retroativo do reajuste dos meses de março a dezembro de 2017 (objeto do acordo firmado entre sindicato e gestão) para suspender a greve em novembro do ano passado. Sobre a questão a municipalidade diz que não poderá pagar nenhum abono, uma vez que, gastou todo os recursos recebidos com folha de pagamento, mas não apresentou nenhuma folha do FUNDEB 60 de 2017 que comprove a veracidade. Como a resposta, assim como o acordo veio através do Ministério Público, os sócios presentes acharam por bem voltar ao órgão e ver o que o mesmo poderá fazer para que esta cláusula possa ser cumprida e depois da visita a promotoria decidir em assembleia as ações a serem realizadas.
Na assembleia foi deliberado que os professores da rede municipal de Presidente Dutra farão duas paralisações para participarem do ato público regional em Santa Filomena no dia 21 de março e do ato estadual dia 9 de abril em Tuntum. Os dois atos agendados são um protesto contra o aumento da jornada de trabalho dos professores imposta pelas administrações municipais encabeçadas pela FAMEM e UNDIME/MA. Vale ressaltar que no município de Tuntum a administração recuou em relação ao aumento da jornada e resolveu manter a carga horária dos professores em 20 horas/aulas semanais.