Gestão de Santa Filomena enviará resposta ao sindicato após debater soluções para as reivindicações

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

A reunião entre gestão municipal de Santa Filomena e SINTESPEM para debater assuntos relacionados às reivindicações dos servidores ocorreu conforme agendada na manhã desta segunda-feira, dia 25 de novembro no prédio da prefeitura local.

Reunião na prefeitura de Santa Filomana

O primeiro ponto discutido foi o projeto de lei que subvincula 60% dos precatórios do FUNDEF aos professores sendo que a gestão enviou proposta de projeto ao SINTESPEM e o mesmo fez ressalvas em dois pontos para dar mais segurança para ambas as partes. Ficou garantido que o prefeito enviará o referido projeto ao legislativo para que seja aprovado.

Reunião do SINTESPEM – diretoria faz o resumo aos sócios do que ocorreu na reunião com a gestão.

A discussão da pauta que vem sendo travada desde o início da gestão Idan Torres foi sintetizada em dois pontos: reajuste do piso salarial dos professores que estão há quatro anos sem ganhar uma reposição inflacionária sequer e o segundo ponto que é implantar a progressão horizontal do Plano de Cargos, Carreira e Salários dos servidores municipais. Sem a presença do prefeito o advogado Dr. Marcelo, o Secretário de Administração, Sr, Bonifácio e o contador fizeram a defesa do governo alegando sempre insuficiência de recursos financeiros para cumprir com as reivindicações. Já a defesa do SINTESPEM foi baseada na reposição inflacionária dos últimos quatro anos acumulada que soma quase 28% e se fosse observar o valor do piso em percentual nesse mesmo período daria um percentual maior. Justificou também que o salário dos servidores dos concursos de 1997 e 2012 são o mesmo porque não há valorização da carreira. Diante disso fez a proposta apresentando caminhos para a resolução de parte dos problemas como por exemplo, usar os recursos advindos do pré-sal.

Os representantes da administração ficaram de fazer levantamento de impacto das folhas para implantação da progressão dos servidores para o ano que vem e a proposta de reajuste dos professores alegando também a preocupação em fechar as folhas de pagamento de 2019 incluindo o 13º salário. Ficou o compromisso de segunda (02/12) responderem oficialmente o sindicato quanto as propostas discutidas que após serem recebidas serão levadas ao conhecimento da assembleia geral de servidores associados.