Servidores municipais de Santa Filomena realizaram manifestação em defesa da pauta de luta

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Na manhã desta terça-feira (07/02), os servidores municipais de Santa Filomena realizaram uma passeata pelas principais ruas da cidade defendendo a pauta de luta das categorias. O movimento estava deliberado e programado desde o mês de janeiro quando o prefeito Salomão Barbosa havia respondido oficialmente ao SINTESPEM negando toda a pauta reivindicada pela entidade em defesa de seus associados.

Dentre as reivindicações o SINTESPEM luta pela adequação da tabela salarial do Plano de Cargos e Carreira dos profissionais do magistério, onde a categoria de professores está com os salários congelados desde 2015, ano em que foi dado o último reajuste na tabela salarial. A lei do piso nacional e o próprio plano de carreira que é lei municipal vem sendo descumpridos pelo atual gestor. Outra reivindicação antiga é a implantação e atualização da tabela salarial dos profissionais que não são do magistério como gari, AOSD, vigia, técnico de enfermagem, guarda municipal, médico e outros. Estas categorias nunca tiveram seu direito cumprido dentro do plano de carreira.

O prefeito Salomão Barbosa divulgou em sua rede social no dia anterior que havia concedido o reajuste de 15% para os professores, mas foi logo desmentido pela própria categoria que republicou o card como fake news do governo, pois o gestor tenta ganhar fama e se passa como cumpridor das leis às custas dos professores. O reajuste aplicado pelo prefeito contempla apenas 4 professores que estão no nível I da tabela com a escolaridade de magistério, enquanto 99 professores com curso superior aguardam reajuste do piso desde 2015.

Enquanto a manifestação passava pelas ruas, a população saiu nas portas para ouvir a mensagem do sindicato que informou através de carro de som o quanto melhorou os recursos da educação de Santa Filomena nos últimos 8 anos, bem como a finalidade da manifestação de rua expondo a necessidade dos próprios servidores deixarem à parte o partidarismo local e vir para a luta e praticar a política sindical de luta de classe. Que o prefeito de Santa Filomena, Sr. Salomão Barbosa, entenda que o FUNDEB veio para melhorar a educação e as condições dos profissionais que nela trabalham e que os recursos municipais precisam ser melhor distribuídos em forma de valorização dos servidores municipais que de fato fazem a gestão e as políticas públicas acontecerem na prática.