Nesta quarta-feira (25), o SINTESPEM em Santa Filomena entrou em contato com a secretária de educação solicitando que o prefeito, o secretário de finanças e o contador se reúnam com o sindicato. A gestão autorizou o contador a conversar com o sindicato. Na oportunidade foi protocolado o ofício com a decisão da assembleia realizada dia 18 de janeiro em resposta às negativas da gestão à pauta de reivindicação 2023 com destaque para o reajuste do Piso Nacional do Magistério 2023 em 14,95% negado e a adequação das tabelas dos servidores do apoio escolar, saúde e administração também negada pelo governo.
O ofício fala dos cumprimentos das leis do piso (nacional) e plano de cargos e carreiras (municipal). O sindicato informa à gestão que será realizada uma manifestação dia 7 de fevereiro pelas ruas da cidade de Santa Filomanena onde será apresentada a sociedade filomenense a evolução do FUNDEB de 2015 que era de 4,8 milhões de reais, ano em que foi repassado o último reajuste aos professores comparando com o FUNDEB de 2023 que passará de 10 milhões de reais. Os salários estão congelados. Os professores irão brigar pelo reajuste.
O sindicato procurou a gestão e explicou que as tabelas foram corrigidas de acordo com o piso nacional para professores e os demais servidores a tabela foi corrigida no percentual de 8,91%. Caso o município apresente uma proposta até o dia 6 de janeiro até a noite, véspera da manifestação, o sindicato apresentará a mesma para a assembleia decidir antes do ato. Se for acatada a proposta, não haverá manifestação, mas sem proposta ou sem aceite, caso haja proposta, segue a programação aprovada na última assembleia. O intuito do sindicato é sempre buscar o diálogo e manter a mesa de negociação, por isso, busca o acordo.
Ofício protocolado