Manifestação em Gonçalves Dias; gestão melhora proposta de pagamento de salário atrasado e mais

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

A manifestação pelas principais ruas de Gonçalves Dias aconteceu na manhã desta quinta-feira, 11 de janeiro conforme deliberação da assembleia realizada no dia anterior. O ato percorreu algumas ruas até a prefeitura onde o prefeito municipal – Antonio Soares Sena “Toinho Patioba” – e sua equipe recebeu os dirigentes sindicais e comissão de servidores em reunião.

Na reunião o sindicato apresentou algumas reivindicações, ouviram a gestão municipal e construíram consenso. O SINTESPEM defendeu que a folha do FUNDEB seja ajustada para que o recurso seja suficiente para reajustar as tabelas salariais em 2024 e pagar os salários deste ano após. Foi feita essa defesa também após a confirmação da contabilidade de que a aplicação ultrapassou 90% dos recursos do FUNDEB com pagamento de folha. Após as sugestões do sindicato, o prefeito assumiu o compromisso de ajustar as folhas de pagamento do FUNDEB com a participação do sindicato e usar os resíduos do FUNDEB e ICMS para pagar as verbas atrasadas de dezembro e o salário de janeiro dos servidores.

A gestão melhorou sua proposta em relação a proposta enviada anteriormente. Que pagará os salários de dezembro dos servidores do apoio escolar  (agente administrativo, AOSG e vigia) de forma integral dia 26 de janeiro. Para os professores na data de hoje pagará 50% do salário bruto de dezembro, ou seja sem descontos. E, no dia 31 pagará a segunda parcela descontando previdência, empréstimos consignados e outros.

O prefeito Toinho Patioba se comprometeu em enviar o projeto de lei que garante 60% dos precatórios do FUNDEF aos professores para a câmara logo após retorno do recesso parlamentar. Neste projeto destinará dos juros e correções uma parte para pagar em forma de abono os demais profissionais do apoio escolar.

O SINTESPEM ressalta que a luta da entidade com as categorias garantiu um negociação e melhores perspectivas aos servidores locais.

TV Sintespem