Aconteceu nesta quarta-feira (10) na Câmara Municipal de Vereadores de Presidente Dutra-MA a audiência pública que tratou sobre o problema das enchentes da cidade em alguns pontos do Riachinho que corta a área urbana de Presidente Dutra. A audiência foi solicitada pelo Vereador Professor Aldeglan Fernandes e atendida pelo presidente da casa legislativa municipal, Vereador Ronaldo Melo.
Na audiência foi apresentada reportagem de TV local sobre a última enchente que inundou várias residências das ruas, Presidente Médice e Gonçalves Dias, situadas no Bairro Campo Dantas. Na oportunidade o Professor Marcone Balbina de Freitas, monitor do IEMA Unidade Plena Presidente Dutra e os alunos Luis Eduardo, Jamile e Ítalo apresentaram imagens e dados referentes a uma parte da área compreendida pelo Riachindo onde atingiu as casas da população em que citou citou tamanho, volume de água, problemas de drenagem e escoamento do fluxo de água dentre outras informações técnicas de forma bem didática onde facilitou o entendimento, por parte dos presentes, das causas para estas enchentes bem como enriqueceu o debate a cerca das possíveis soluções para a problemática. Alguns moradores se pronunciaram relatando o drama vivido por suas famílias e vizinhos bem como fizeram suas sugestões para melhorias.
O evento foi bastante debatido por representações de vários segmentos: entidades sindicais (SINTESPEM, FETRACSE, STTR Pres. Dutra e SINTAPD), OAB subseção Presidente Dutra (Dr. Éder Lima), população (moradores afetados), câmara de vereadores (Vereadores, Aldeglan Fernandes, Ronaldo Melo, Irábio Brandão, Francisco Mauro, Ozenilson José e Kárita) assembleia legislativa estadual (Deputada Danniela Tema), associação dos empreendedores (José Alves Carvalho), empresário (Raimundinho da Audiolar), secretário municipal (Lindomar Carvalho) e Ministério Público Estadual (Dr. Rafael Bulhão).
A discussão produziu algumas sugestões que foram levantadas e que as mesmas serão acrescentadas ao relatório da audiência e entregue as autoridades competentes. Apesar da boa discussão, a lamentação ficou por conta da ausência de um representante da prefeitura municipal e nem autorizou o secretário presente a falar em nome da gestão.
Espera-se que as soluções apontadas possam ser efetivadas, sendo que algumas ações devem ser realizadas de imediato para amenizar a situação das famílias vitimizadas pelas enchentes. Na audiência a Deputada Estadual Danniela Tema, filha de Presidente Dutra, se comprometeu em destinar uma emenda parlamentar para as obras do Riachinho. Agora cabe ação pra valer porque as chuvas continuam e todo ano temos inverno, assim esperamos, mas sem vítimas de enchentes.