O SINTESPEM está na luta em toda sua base territorial pela aprovação dos planos de cargos, carreira e salários, exceto em Presidente Dutra que já tem a lei em vigor desde 2016.
Em Governador Archer o sindicato já apresentou e discutiu proposta com a gestão da Dra. Jesus, mas o governo esfriou e não avançou com o projeto para a aprovação. Lembrando que já havia plano de carreira aprovado pelo governo anterior que não foi cumprido pela atual gestão devido alegações de algumas correções a serem feitas.
Após passar um ano e meio da administração da Dra Jesus sem ter avançado nessa pauta servidores lotados na educação (apoio escolar), saúde (hospital, UBS) e administração (prefeitura) do município se reuniram em assembleia na última quinta feira dia 14 de junho e aprovaram que os servidores que fazem jus ao plano de carreira irão aguardar posicionamento da prefeita, com sua presença, até quinta dia 21 de junho data em que haverá nova assembleia. Mas com a presença dela no sindicato. Caso não haja resposta da prefeita a contento das categorias os mesmos irão tirar novos encaminhamentos na assembleia.