Pesquisar

Pela jornada decente: professores realizam manifestação histórica em Sta Filomena do Maranhão

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

O município de Santa Filomena do Maranhão recebeu nesta quarta 21 de março mais de dez municípios circunvizinhos que se fizeram presentes com caravanas de professores para participarem da manifestação regional organizada pelo SINTESPEM com apoio da FETRACSE e Força Sindical em defesa da pauta de reivindicação 2018 dos servidores públicos municipais e pela jornada de trabalho semanal do professor com 13 horas aulas com alunos.
Essa pauta fez com que centenas de professores se deslocassem de suas cidades e fossem até Santa Filomena apoiar os professores que estão sendo massacrados pelo governo municipal administrado pelo prefeito Idan Torres Chaves (PDT/MA) que desde o ano passado baixou um “decreto de rei” impondo aumento da jornada de trabalho semanal do professor para 16 aulas. A ousadia do prefeito contrariou a lei do Piso Nacional dos Profissionais do Magistério (Lei 11.738/2008) já julgada procedente pelo STF em 2011.
Desde o decreto municipal, os bravos professores filominenses decidiram em assembleia a não cumpri-lo e lutar pela jornada justa até então aplicada no município e por esta razão o SINTESPEM decidiu realizar um ato regional com aprovação unânime por sua diretoria plena e ratificada pela assembleia geral do município em questão.
Orientado pela FETRACSE com apoio da Força Sindical o sindicato vem cumprindo sua agenda de luta no combate as medidas absurdas praticadas pelo prefeito municipal e a realização de atos públicos e manifestações faz parte dessa agenda.
A cidade de Santa Filomena percebeu a força da classe de servidores públicos que não mediram esforços para hoje realizem um ato que ficou marcado na história do município deixando claro à sociedade o que o governo não quer aceitar: jornada de 20 horas aulas semanais, no máximo 13 horas/aulas com alunos e, no mínimo 7 horas aulas para atividades extraclasse. É o que reza a lei. Cabe cumpri-la.
Marcaram presença na manifestação professores dos municípios: São Domingos do Maranhão, Gov. Luiz Rocha, Pres. Dutra, Gov. Archer, Tuntum, Graça Aranha, Dom Pedro, Santo Antonio dos Lopes, São José dos Basílios e Gonçalves Dias. A manifestação contou com a presença do presidente da FETRACSE, Gelilson Gonçalves; presidente da Força Sindical Maranhão, Frazão Oliveira; vereador de Pres. Dutra, Prof. Aldeglan; além das lideranças sindicais de cada município presente.

TV Sintespem

O feed do Twitter não está disponível no momento.