Em reunião com servidores e diretoria do SINTESPEM, Creginaldo Rodrigues “Farinha Paé”, afirma que pagará as folhas de novembro e dezembro de 2018 para os servidores do FUNDEB 60 e dezembro para a folha 40 no dia 31 de janeiro. Lembrando que durante ano de 2018 quase todo os salários vinham sendo pagos ficando sempre dois meses dentro.
A Diretoria do SINTESPEM planejou ações durante a semana nos municípios de sua base territorial onde a situação está mais crítica com relação a débitos de salários de servidores.
Nesta terça-feira, dia 15 de janeiro mobilizou os servidores de São José dos Basílios-MA para irem até a prefeitura cobrar da administração municipal transparência com relação as receitas e despesas dos recursos do FUNDEB e encontrar uma saída para a quitação dos débitos de salários.
O prefeito municipal recebeu todos na sede da secretaria de administração onde demonstrou através dos balancetes as despesas com as folhas dos efetivos e contratados e a expectativa da entrada de recursos para o mês de janeiro. A diretoria e sócios presentes argumentaram e defenderam a atualização dos pagamentos. Após as partes (sindicato e governo) analisarem e fazerem as contas foi concluído que a prefeitura usará os recursos previstos para caírem na conta do fundo até o dia 31 de janeiro para pagar as folhas de novembro e dezembro de 2018 para os servidores do FUNDEB 60 e dezembro para o FUNDEB 40 no dia 31 e no dia 10 de fevereiro pagar o salário de janeiro.
Durante a reunião ficou acordado que em fevereiro uma comissão de professores e dirigentes sindicais se reunirão na prefeitura para analisar as folhas de pagamento do FUNDEB 2018. Quanto ao pagamento do terço de férias Constitucional dos anos de 2017 e 2018 não houve previsão de pagamento. Já os servidores que não receberam a 2ª parcela do 13º salário de 2016 poderá preencher requerimento e entregar na administração que será atendido no pagamento seguinte segundo confirmou o próprio prefeito.