A capital cearense sediou mais um congresso sindical realizado pela Excola com apoio e patrocínio de entidades sindicais, federações, confederações e centrais sindicais. Nos dias 9 e 10 de maio ocorreram várias palestras voltadas ao direito sindical e para a atuação sindical na atual conjuntura. Os palestrantes vieram de várias localidades do Brasil representando suas centrais como também dos países como Argentina, Chile, Colômbia, Panamá e Suíça.
A plateia de mais de 400 pessoas foi composta de advogados e sindicalistas de várias partes do Brasil que assistiram e interagiram com os palestrantes. O coordenador científico do congresso, Dr. Gérson Marques, disse que de todos os congressos realizados considera este como o mais importante e necessário devido aos ataques ao movimento sindical e tudo que estar por vir como as emendas à Constituição e as dificuldades de custeio das entidades sindicais além de unir todas as centrais sindicais. Concluiu dizendo que a união e presença de todos revela a preocupação das entidades com o momento que estamos passando.
O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, parabeniza a Excola e Dr. Gerson Marques pela realização do evento e disse que o momento é de união das centrais para o enfrentamento contra a reforma da previdência e que temos que fazer nossa parte para vencer.
O SINTESPEM e FETRACSE foi representado por João Benevides – presidente do SINTESPEM e Sec. Geral da FETRACSE; Gelilson Gonçalves – presidente da FETRACSE e diretor do SINTESPEM; Gilvan Freire – vice presidente do SINTESPEM, FETRACSE e Força Sindical/MA; Relve Marcos – 2º Vice Presidente do SINTESPEM Gonçalves Dias e diretor da FETRACSE; Aurileide Macedo – presidente do SINDSERT e diretora da FETRACSE; e Dr. Dannilo Cosse e Dr. mendes – assossores jurídicos do SINTESPEM e FETRACSE.