SINTESPEM de Gonçalves Dias-MA realizou assembleia com protesto nesta segunda-feira, dia 10 de junho, na Praça João Afonso – Praça onde se localiza a prefeitura municipal.
As falas dos sindicalistas se pautaram em defender a pauta local que reivindica o retroativo do reajuste do piso dos professores referente a janeiro de 2019, a insalubridade dos servidores que fazem jus e previdência social tanto no que diz respeito ao repasse ao INSS como contra a Reforma da Previdência do governo federal.
Mas a pauta que mais chamou a atenção foi a dos Precatórios do FUNDEF devido a licitação que estava havendo dentro da prefeitura para construção de escolas, quadras e muros. Juntando as licitações deste dia 10 de junho e do dia 21 de maio o montante passa dos 6,8 milhões de reais, valor que ultrapassa os 60% dos precatórios que seria destinado aos professores. Isso mostra claramente que a gestão não tem nenhum interesse em repassar a parte dos precatórios que cabe aos professores.
SINTESPEM continua na luta até que seja reconhecido e cumprida a lei que determina o rateio das verbas do FUNDEF assim como é no FUNDEB, ou seja, 60% para valorização do magistéro e 40% para manutenção e desenvolvimento do ensino.