O Dia Nacional de Lutas na Greve Geral convocada pelas centrais sindicais brasileiras para o dia 14 de junho reuniu várias categorias de trabalhadores agregando entidades sindicais de vários segmentos. Na região central do Maranhão a FETRACSE mobilizou suas entidade sindicais filiadas que são do setor público municipal para realizar a greve na cidade de São Domingos do Maranhão. O movimento contou também com a presença dos trabalhadores rurais com o seu sindicato STTR de Presidente Dutra e de São Domingos.
A pauta principal da manifestação foi a Reforma da Previdência que tira direitos e dificulta o acesso as aposentadorias e benefícios. Outros temas foram reivindicados nas ruas como a construção do novo FUNDEB, os cortes de verbas da educação e a pauta dos servidores de São Domingos do Maranhão não atendida pelo prefeito municipal:
- Reajuste e plano de carreira e salários dos servidores do Apoio Escolar, Saúde e da Administração;
- Reajuste e plano de carreira e salários da Guarda Municipal;
- Pagamento dos retroativos devidos aos Agentes de Endemias e Professores.
Antes da caminhada pelas ruas os servidores locais aprovaram paralisação de advertência para o dia 25 de junho pela pauta de reivindicação, momento em que haverá uma nova manifestação na cidade.