Home / DESTAQUE / Santa Filomena: novos encaminhamentos de luta pela pauta dos servidores em tempo de pandemia

Santa Filomena: novos encaminhamentos de luta pela pauta dos servidores em tempo de pandemia

A subsede do SINTESPEM de Santa Filomena realizou assembleia virtual pelo Google Meet nesta sexta-feira (21/08) com boa participação dos associados e presença dos advogados, Dr Lucas Castro e Dra Michelle Oliveira.

Na assembleia o Segundo Vice – Presidente da subsede, Ivaldo Lopes Passos, falou sobre os processos judiciais que estão em andamento na comarca de Tuntum, a qual o município de Santa Filomena é termo, disse que tem muitas ações para ingressar na justiça como os reajustes do piso não pagos nos últimos 4 anos, implantações das progressões dos planos de cargos, carreira e salários dentre outras ações. Os advogados falaram das ações, da tramitação dos processos nas comarcas da região e a qualidade das cópias dos documentos que estão sendo entregues para as ações judicais, orientaram como devem ser os documentos, o que pode facilitar a agilidade do protocolo das ações na justiça.

A respeito do retorno das aulas, o sindicato comunicou que o município retornará com as aulas remotas após período de férias decretado pelo prefeito. Os diretores locais relataram que tiveram reunião virtual no dia anterior com a secretária de educação do município onde houve consenso que, no momento, as aulas presenciais não têm previsão e as aulas por meio de plataformas digitais são o caminho para educação não parar mesmo com as dificuldade de acesso e manuseio das ferramentas por parte tanto dos professores quanto dos alunos. A secretária anunciou que o município está equipando três escolas com internet para ajudar os professores na transmissão das aulas e pediu ajuda na parte de organização do sistema de aulas virtuais com sugestões que possam contribuir com a educação municipal. A diretora Celiana Barbosa, compartilhou as experiências de Presidente Dutra, as quais servirão de exemplo aos educadores e suporte pedagógico de Santa Filomena. De acordo com a sindicalista, que é coordenadora pedagógica em Presidente Dutra o compartilhamento de experiências, a interação digital, o comprometimento de todos (comunidade escolar) e a motivação pessoal dirigida a alunos e professores têm sido pontos de fundamental importância para o sucesso das aulas remotas

Em amplo debate e esclarecimentos dos itens da pauta, os presentes decidiram continuar a luta pelo reajuste do piso para 2020, uma vez que, há quatro anos não se tem um mínimo de correção na tabela a dos professores, exceto quatro professores do Nível I que receberam os 12,84% do piso. Além disso, as demais categorias aguardam a implantação de uma classe de seu PCCS. O sindicato vai cobrar da gestão pagamento de insalubridade em grau máximo para todos os servidores da saúde e pagamento do décimo terceiro salário para todos os servidores a fim de desonerar as folhas de dezembro.

Sobre Gelilson Gonçalves

Veja Também

Nota de pesar

NOTA DE PESAR O SINTESPEM, lamenta profundamente o falecimento da Enfermeira e Vereadora de São ...