Nesta terça-feira dia 27 de dezembro de 2022 o SINTESPEM realizou sua assembleia ordinária na sede em Presidente Dutra sendo esta a última da base neste ano. Esta assembleia havia sido suspensa no dia 02 de dezembro por deliberação da assembleia para que os presentes e diretoria do sindicato pudessem participar de reunião com o prefeito municipal a respeito dos rumores sobre cortes de salário e gratificações dos efetivos da educação.
Na assembleia o secretário de finanças e patrimônio, João Benevides, apresentou as prestações de contas referentes ao segundo semestre de 2022 sendo aprovadas por unanimidade da assembleia. Em seguida o mesmo apresentou a previsão orçamentária para 2023 sendo também aprovada.
O secretário geral, Ivaldo Passos, apresentou a pauta de reivindicação para 2023 com 10 itens, ou seja, os pontos dos quais serão pleiteados com a gestão municipal ano que vem. Itens que beneficiarão os servidores e o serviço público.
O presidente Gilvan Freire apresentou a situação dos policiais municipais (guarda municipal) onde os mesmos se desfiliaram do SINTESPEM há alguns anos para se filiar no sindicato específico da categoria. Insatisfeitos com o outro sindicato, o grupo solicitou ao SINTESPEM seu retorno ao quadro de filiados. Após discussão do assunto a assembleia aprovou por maioria que os policiais municipais poderão retornar ao sindicato.
Com a aprovação das pautas o SINTESPEM está autorizado pela assembleia a protocolar a pauta de luta junto a gestão e lutar com os associados por mais conquistas.