Home / DESTAQUE / Assembleia dos vigias de Presidente Dutra ratifica manutenção de jornada de trabalho exercida há mais de uma década

Assembleia dos vigias de Presidente Dutra ratifica manutenção de jornada de trabalho exercida há mais de uma década

A assembleia extraordinária da categoria de vigia de Presidente Dutra aconteceu nesta tarde (3) por videoconferência para discutir assuntos relacionados a pauta da categoria.

A assembleia discutiu os pontos da reunião ocorrida dia 29/04 virtualmente com a equipe da prefeitura com a presença do prefeito Raimundo Alves Carvalho. Nessa reunião os representantes da categoria deixaram claro ao gestor que a jornada de trabalho dos vigias é 24 horas de trabalho por 72 horas de descanso. Essa foi uma conquista através da luta do SINTESPEM que há mais de 10 anos conseguiu com a gestão da época sua implantação que tem por base a CLT o estatuto dos servidores municipais que também foi conquista da luta. A reunião terminou sem que o governo confirmasse a continuidade ou não da jornada ficando para responder depois.

Nas falas dos vigias dentro da assembleia foi unânime a manutenção da jornada culminando com a deliberação da assembleia. Houveram algumas reclamações da categoria em contraponto a fala do prefeito durante a reunião da semana passada. As reclamações apontaram para a necessidade de melhoria nas condições de trabalho.

O advogado Dr Dannilo Cosse explicou a todos com base legal cada ponto mencionado pelos que usaram a fala. Orientou quanto aos procedimentos a serem tomados por servidores e sindicato no que diz respeito ao cumprimento da jornada e realização de todos os atos que podem preceder uma greve.

Além da jornada ameaçada, os vigias convivem com o corte do adicional de compensação orgânica desde janeiro deste ano, lembrando  que esse adicional é estatutário e conquista de vários anos.

As deliberações da assembleia foram: manutenção da jornada 24 por 72 horas, reposição do adicional de compensação orgânica com retroativo, melhores condições de trabalho e atualização das progressões vertical e horizontal do plano de cargos e carreira dos servidores municipais.

As decisões serão encaminhadas ao governo municipal nesta terça-feira 04/05 com tempo de 15 dias para respostas. Após esse prazo a categoria e sindicato deliberarão a continuidade da luta e seus próximos passos.

Sobre Gelilson Gonçalves

Veja Também

Servidores de Gonçalves aprovaram protesto contra a administração

A assembleia geral ordinária do SINTESPEM subsede de Gonçalves Dias foi realizada na última quarta-feira, ...