Home / DESTAQUE / Reivindicações da pauta dos servidores de Santa Filomena foi exposta na reunião desta segunda 31/08

Reivindicações da pauta dos servidores de Santa Filomena foi exposta na reunião desta segunda 31/08

Nesta segunda-feira, dia 31 de agosto, o SINTESPEM participou de uma reunião virtual com membros da administração municipal. Pela prefeitura participaram: a secretária municipal de educação, Sra Taciane Costa Mourão, o assessor Sr Paulo Buzar e o advogado Dr Marcelo Lima. A ausência do prefeito municipal foi alegada em virtude de compromissos em sua agenda nesta mesma data.

O Segundo Vice-Presidente da subsede do SINTESPEM Santa Filomena, Ivaldo Lopes Passos, puxou a pauta que fora resumida para facilitar as negociações. Ivaldo relatou que os professores da municipalidade não conhecem reajuste da tabela na gestão Idan Torres, citou que o prefeito assinou documento em dezembro de 2019 se comprometendo em reajustar a tabela no início de 2020 no mesmo índice do piso nacional confirmada em 12,84% e em julho conceder o mesmo reajuste para compensar as perdas dos últimos anos. Essa e outras propostas ficaram no papel.

Confira a matéria sobre a proposta veiculada neste site à época

Gestão de Sta Filomena responde oficialmente o SINTESPEM

O Plano de Cargos, Carreira e Salários dos servidores da saúde, apoio escolar e administração aprovado em 2015 e desde então a entidade luta para que o município realize, pelo menos, a implantação de uma classe na progressão vertical para dar início ao cumprimento da lei municipal.

O sindicato cobrou da gestão o pagamento das férias dos professores que foram concedidas nessa pandemia, mas não foi pago o adicional. O estatuto dos servidores e o PCCS da categoria garantem o pagamento das férias quando do seu usufruto do período aquisitivo.

Outra reivindicação foi o pagamento de pelo menos, a antecipação de uma parcela do décimo terceiro salário para todos os servidores em virtude da pandemia e para desonerar as folhas de pagamento do final do ano.

Um ponto bastante grave apresentado na reunião pelo Secretário de Finanças e Patrimônio do SINTESPEM, João Benevides, foi a tabela de débitos de mensalidades sindicais que a gestão de Santa Filomena vem descontando dos sócios do SINTESPEM e não repassando à entidade, ou seja, apropriando-se indevidamente de um dinheiro que não lhe pertence. De maio de 2019 até agosto deste ano o município está devendo à entidade quase 61 mil reais. Vale ressaltar que o sindicato ganhou uma ação na justiça conta a prefeitura no valor de 85 mil reais pelo mesmo motivo, ou seja, descontou dos servidores e não repassou à entidade, relativo a anos anteriores dentro desta gestão.

Diante da apresentação da pauta e das situações levantadas, os assessores nada puderam fazer, até mesmo porque não possuem poder de decisão e o prefeito não lhes delegou para essa reunião, mas se comprometeram em levar a demanda ao prefeito e ter nova reunião com o SINTESPEM para apresentar respostas à pauta.

Sobre Gelilson Gonçalves

Veja Também

Nota de pesar

NOTA DE PESAR O SINTESPEM, lamenta profundamente o falecimento da Enfermeira e Vereadora de São ...